Desde a sua fundação em 1978, com matriz em Porto Alegre/RS, a Itaipu se destaca como precursora em muitos dos caminhos a serem conquistados neste mercado tão fundamental para as empresas brasileiras.

À frente do seu tempo fomos uma das primeiras empresas a nos inserirmos na rede – internet, através da criação do site que até hoje possui o mesmo endereço e domínio. Com o aumento da frota na década de 90, tínhamos 85% dela já controlada por satélite, período em que se fazia altamente necessário este recurso quando poucos ainda o tinham. Bem como nesta mesma época já avançávamos para imputar código de barras nos volumes de cargas, iniciativas estas alinhadas à sua imagem de vanguardista nas melhores formas de atender às demandas de mercado.

Com a chegada dos anos 2000, a empresa se alia também às questões ambientais do momento, lançando-se ao experimento junto à “EcoWash Truck”, técnica usada para higienização de caminhões sem uso de água. Iniciava com isso a conquista da certificação do SASSMAQ – Sistema de Avaliação Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade. O Programa “Despoluir” acaba somando à esta atuação pró meio ambiente que teria como objetivo levar à atividade transportadora a consciência e compromisso com o tema. Levou-se 54 dos veículos equipados com opacímetros (mede a poluição liberada no ar pelo diesel) para participação nesta iniciativa.

Em seguida, nos próximos anos e dando continuidade à esta pauta principal de desenvolvimento do negócio logístico no mercado gaúcho, a Itaipu foi uma das primeiras empresas a se instalar no Complexo Porto Seco para empresas transportadoras. Além de contribuir com o sucesso do empreendimento e com a participação ativa nas conquistas e intermediações junto às empresas públicas e empresários locais para esta realização. Esteve entre as 56 empresas que aderiram ao projeto, com a geração de 2,5 mil empregos diretos e 1,9 mil indiretos na sua totalidade no período.

Nosso empresário e Diretor Afrânio Kieling esteve presente, em praticamente toda sua jornada profissional, em órgãos que fomentam o crescimento do transporte rodoviário no Brasil, a exemplo da Presidência do SETCERGS, durante 2 mandatos. E atualmente, é presidente da Fetransul – Federação das Empresas de Logística e Transporte de cargas no RS.

Hoje o conceito de Operadora em Soluções Logísticas é a amplitude em abrangência e diversificação de serviços, inclusive multimodal, como resultado da experiência de mais de 40 anos de know-how em operações de transportes. A Itaipu coloca-se como empresa atuante e participativa no mercado, recriando e ampliando a forma de proporcionar as melhores e mais modernas soluções na área. Manter especialmente a qualidade e a satisfação dos clientes é premissa proveniente de quem esteve presente, e sempre à frente de seu tempo durante toda sua jornada.