Entenda como startups tecnológicas podem auxiliar no setor de transporte

A logística ocupa um importante lugar no ranking entre os setores que mais crescem. O mercado global logístico tem valor estimado em US$ 4 trilhões. Desde 2011, é o setor econômico que cresce mais rápido, 7% ao ano.

As tendências tecnológicas ganham espaço com grande velocidade. As empresas estão aderindo às startups como forma de simplificar vários processos logísticos. Neste artigo serão citadas algumas destas ferramentas que estão sendo utilizadas entre as empresas de transporte e logística no estado do Rio Grande do Sul. As startups são empresas com modelo de negócio escalável, com base em inovação e tecnologia, buscando criar soluções eficientes que resolvem as necessidades do mercado e atendam as demandas.

Entidades do setor de transporte também estão abordando o tema entre suas empresas, como por exemplo, no início de setembro o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS, a COMJOVEM Porto Alegre e a  Associação Gaúcha de startups  – AGS, realizaram o Connect Now, evento online que teve como objetivo conectar empresas do Transporte Rodoviário de Cargas às startups com soluções inovadoras.

Thaís Bandeira Cardoso, Diretora de Gestão do SETCERGS e sócia administrativa da empresa Kodex Express, ressalta que “o transporte e a logística precisam se adaptar e trabalhar com as soluções inovadoras que as startups estão oferecendo no mercado. Encaramos como uma oportunidade de negócio em meio a um momento de mudanças e incertezas que estamos vivenciando em nosso setor”, concluí.

Abaixo listamos algumas das startups que vem sendo utilizadas:

Chapa Seguro: plataforma de contratação de chapa por transportadora ou motorista, com avaliação após o serviço. (www.chapaseguro.com.br)

Motorista PX: serviço que conecta motoristas autônomos (pessoas jurídicas, sem vínculo CLT) e transportadoras de cargas em serviços pontuais. (https://motoristapx.com.br/)

Neokohm Telematics Intelligence: oferece soluções de tecnologia 4.0, como um sistema de controle remoto de refrigerador que identifica erros e informa em tempo real. (https://www.neokohm.com/)

Idez: solução completa para montar um banco digital personalizado. (https://idez.com.br/)

Indeorum: utiliza ciência de dados e inteligência artificial para otimização de rotas, entre outras soluções para o TRC. (https://indeorum.com/)

Biti9: automatização de processos como reconhecimento de notas e lançamento de pedidos. (https://www.biti9.com.br/)

Sowx: atua com desenvolvimento de softwares customizados e hardwares para controles de rastreabilidade de pneus e frotas, de expedição, etc. (http://sowx.com.br/)

PixForce: desenvolve soluções utilizando tecnologias de inteligência artificial e machine learning. Oferece um sistema, o Pix Gate, que identifica placas de caminhões por visão computacional, conta números de eixos e determina a carga máxima, entre outras funcionalidades. (https://pixforce.com.br/)

ARPAC: presta serviços aéreos agrícolas com drones profissionais, realizando pulverizações e identificações, além de manutenção preventiva. Tem fabricação própria, mas também opera drones de terceiros. (http://www.arpacbrasil.com.br/)

FlyTech: Delivery que utiliza drones. Já atua em entregas aéreas de medicamentos. (https://www.facebook.com/FLYTECH2019/)

Fonte de informação:
www.ecommercebrasil.com.br

www.setcergs.com.br